Festival une tradição e diversidade em edição comemorativa em Divinópolis
O Festival Prato da Casa 2025 foi lançado oficialmente em Divinópolis com o tema “Minas é o Mundo”, reunindo 11 bares locais em uma celebração da gastronomia de boteco com influências de diferentes culturas do Brasil e do exterior. Com pratos autorais que evocam sabores da França, Estados Unidos, Alemanha, além de tradições gaúchas, paulistas, cariocas e, claro, mineiras, o evento promete uma verdadeira viagem culinária.
Em sua 21ª edição, o Prato da Casa busca reforçar o papel da gastronomia como motor de pertencimento, turismo e desenvolvimento econômico, segundo os próprios organizadores e autoridades municipais. O festival se estende até 2 de agosto, quando acontece a festa de encerramento no Parque de Exposições da cidade.
“Tem um mundo nas mesas de Minas”
Durante o lançamento, Gustavo Bicalho, organizador do evento, destacou a emoção de celebrar 21 anos do festival e revelou a abrangência do tema deste ano. “O projeto esse ano propôs o tema Minas e o Mundo. E eu acho que a gente conseguiu: molho francês, prato americano… nós temos aqui influência gaúcha, paulista, carioca. Então nós temos realmente um mundo nas mesas de Minas Gerais.”
Gustavo reforçou que o evento é uma grande oportunidade de fortalecer o turismo gastronômico e fomentar a economia local. “A gente brinca que são 10 mil botequeiros mais felizes da região. Então, fique atento, porque dia 2 de agosto todos os bares se reúnem para servir o prato. Agora faça o circuito, né? Aproveita! Vamos em cada bar, vamos fortalecer o mercado.”
Ao ser questionado sobre visitantes de fora, Bicalho compartilhou um exemplo: “No ano passado, a gente teve um casal francês que esteve no Prato da Casa. Ficaram maravilhados. Eles vieram a convite de alguém da família deles.” Ele ainda completou: “Divinópolis está muito perto de Belo Horizonte e hoje, graças a Deus, o Prato da Casa chega lá, através da comunicação social, principalmente da rede Instagram e outros canais.”
O reconhecimento como maior boteco a céu aberto do país também foi relembrado: “Esse título […] não é marketing. Saiu na revista da Ambev como o maior projeto em formato de boteco do Brasil, que foi o Prato da Casa. […] A gente ganhou esse título aí e a gente quer carregar esse título pra sempre.”
Expectativas para o futuro
Ao projetar os próximos anos, Gustavo se mostrou confiante: “Divinópolis vem desenvolvendo essa cultura turística muito grande e muito rápida. […] Eu acredito que esse festival vai estar muito maior. […] Do Prato da Casa surgiu a feirinha gastronômica e a gente está vendo a força que está ganhando isso.”
Ele também citou a expansão do evento para outras regiões: “Fizemos em Cajuru, […] três, quatro mil pessoas fizeram presença lá na praça de Cajuru. Fizemos lá em Ermida […] e lotou. […] Acho que a feirinha também está fortalecendo a raiz da gastronomia. Simplória, né? Comida simples, gente simples, gente alegre, gente honesta. […] Essa é a nossa bandeira: comida honesta, cerveja honesta, gente honesta.”
Prefeitura reforça apoio institucional
A vice-prefeita Janete Aparecida destacou o papel do evento na construção de identidade e no fomento econômico: “Nós estamos falando de um evento que não fomenta só valores econômicos, não. Ele fomenta pertencimento. Ele pertence à cidade de Divinópolis. […] Nós estamos fomentando conhecimento da nossa cidade através de pessoas que vêm aqui.”
Ela também ressaltou a valorização da gastronomia local: “Nós estamos ajudando o dono daquele bar, daquele boteco que acorda todo dia às 04h00 para poder fazer suas compras, trabalha o dia todo para oferecer entretenimento para as famílias.”
Ao comentar sobre sua experiência internacional, reforçou a singularidade da culinária mineira: “Ficar dez dias fora de casa é difícil demais, porque não tem comida melhor do que a nossa, não. […] Pode ir nos melhores restaurantes, voltar para Minas Gerais e ver o que é realmente a verdadeira gastronomia.”
Os pratos e a criatividade dos participantes
Cada um dos 11 bares trouxe uma proposta original ao festival. Entre os destaques:
– BBB Hamburgueria, representada por Lucas, trouxe uma costelinha defumada por 12 horas na lenha de goiabeira, acompanhada de salada de maionese e farofa de batata. “Esse ano a gente vem forte pra ganhar. Já foi campeão uma vez, vice no ano passado, e não pretende descer do pódio.”
– Bristol, com Vinícius, apresentou o “porquinho melado”, feito com peito de costelinha de porco prensada, farofa de pão de queijo, rúcula, molho de gengibre e laranja, melaço de cana e linguicinha defumada com pimenta rosa.
– Churros Gastrobar, representado por Tânia, voltou com o objetivo do bicampeonato. “A proposta que a gente tem esse ano com certeza é muito boa, que é a tilápia da chef e promete encantar todos os jurados.”
– Sítio Vale, com Juninho, apostou nos bolinhos artesanais: “Um sabor único. […] Foi feito com muito carinho e amor.”
– Bar do Neymar, com a quilha, apresentou joelho de porco, chucrute e farofa de banana da terra. “Tem tudo a ver com o tema Minas é o Mundo. […] É um prato típico da Alemanha e também rico na gastronomia mineira.”
– Sem Resenha, com um prato que combina maçã de peito e coxinha de linguiça, defendeu: “É tudo nosso. Esse ano é de Minas pro mundo.”
– Churrasquinho do Raimundo, com Rafael, trouxe fraldinha com molho béchamel, queijo, batata frita e abacaxi: “Não tem mais Minas do que carne com queijo, né?”
Outros bares como Lagares, Mercearia, e representantes como Maycon e Pedro Henrique também relataram suas participações com entusiasmo, sempre reforçando a autenticidade, o cuidado e o amor envolvidos na criação dos pratos.
Gastronomia como instrumento de transformação
Encerrando a entrevista, Gustavo deixou uma mensagem aos empreendedores: “Quer empreender? Quer se diferenciar? Quer encarar essa luta? Vem com a gente. […] Nós estamos aqui para isso. A gente serve de escudo e de aparador. Vem pra cá que é mais fácil. E talvez juntos seja mais rápido.”


